A janela para seu novo mundo.

Inteligência tributária na importação (Brasil)

Inteligência tributária visa reduzir, com segurança, a carga tributária do processo de importação utilizando ferramentas disponibilizadas pelos governos.

 

Os cálculos de impostos de importação são feitos com base em alguns valores específicos, como valor de mercadoria, frete internacional (com taxas de origem), capatazias, seguro internacional, entre outros. Isso demonstra que, além de pagar imposto sobre o valor do produto, o importador também paga imposto sobre serviços tomados. Utilizando experiência e inteligência tributária, é possível reduzir custos e a carga tributária do importador.

 

Todos os importadores deveriam saber quanto seria o custo final do produto importado, porém, quando falamos de importação para o Brasil, essa é uma conta que nunca é simples de ser feita. Quanto será o frete internacional? O imposto de importação? PIS? COFINS? ICMS? Valores de antidumping? Impostos monofásicos? Alíquotas de impostos para cada modalidade de importação? Entre muitos outros valores, são informações primordiais para planejar e estruturar um processo bem feito. Esse planejamento e estruturação podem ser a diferença competitiva entre sua empresa e a do seu concorrente.

 

Importadoras de todos os tamanhos já utilizam ferramentas legais para importar seus produtos. Antes de fazer uma importação, essas empresas buscam o serviço de firmas como a WeTrade para desenvolver a melhor operação logística, financeira e tributária.

 

Reduzir o custo da sua importação, utilizando benefícios oferecidos pelo governo, irá minimizar a carga tributária do processo, o que terá impacto no caixa da empresa e gerará vantagem competitiva.

 

Exemplos de como é possível estruturar uma operação de importação utilizando variáveis que podem reduzir o custo e a caga tributária do processo.

 

  • Operação utilizando uma comercial importadora no Brasil na modalidade “Por Encomenda”: Redução da carga de ICMS e também de PIS/COFINS em alguns casos;
  • Operação utilizando uma comercial importadora no Brasil na modalidade “Por Conta e Ordem de Terceiros”: Redução da carga de ICMS, melhoria no fluxo de caixa, redução do custo de importação;
  • Redução do impacto do ICMS-ST no custo final do produto;
  • Propostas de custos apresentadas em planilhas para análise detalhada da operação;
  • Estruturação para pleitear benefícios fiscais concedidos pelos estados;
  • Mercadorias provenientes do Mercosul são isentas de impostos de importação, porém, se os documentos de importação não forem emitidos corretamente, esse benefício não poderá ser aproveitado pelo cliente.

 

Temos muitas variáveis que podem influenciar os cálculos de um processo de importação. E com o entendimento da empresa do cliente, do mercado que o cliente quer atingir e do produto, montamos a melhor estratégia de importação. Um processo estruturado para uma empresa do estado de São Paulo, que está enquadrada no Simples Nacional e irá revender um produto que não tem incidência de ICMS-ST direto para o consumidor final, será totalmente diferente de uma estruturação para uma empresa do estado da Bahia, que está enquadrada no Lucro Real e será um distribuidor atacadista de um produto que não tem ICMS-ST e tem PIS/COFINS monofásico.

 

Nosso trabalho é garantir que o cliente tenha a melhor opção de importação, utilizando todas as ferramentas disponibilizadas pelos estados da federação e também nossa experiência e inteligência tributária.

Entre em Contato

computer-768696

WeTrade International Business Corporation
contato@wetradecorp.com
244 Biscayne BLVD.
Miami
FL – 33132

MINHAS REDES SOCIAIS

Copyright © WeTrade International Business Corporation 2023.